quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que é traição?

O que é traição?

Recentemente estava conversando com um amigo pelo msn, e do nada começamos a conversar sobre traição, e eu curiosa como sempre perguntei a ele se ele teria coragem de trair a namorada, e ele mais do que depressa respondeu que homens não traem como mulheres, pois homens não se envolvem sentimentalmente, e que portando ele mesmo que ficasse com outras meninas não era considerado traição era apenas um envolvimento carnal, e nada mais.
Tentei discutir com ele, e sempre se colocava contra as minha idéias, pois dizia que os homens traem de maneira diferente das mulheres, pois as mulheres não ficam por ficar apenas ficam quando já gostam da pessoa, e foi ai que eu resolvi procurar me informar mais há respeito do assunto tão complicado e que possuem tantas lacunas, e opiniões divergentes.
Nessa minha busca por informações encontrei a definição dada pelo wikipédia:

Traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelas outros.

Juridicamente

É tornar óbvio e evidente o que se queria ocultar, ser infiel ou descumprir com o compromisso assumido.


Popular

No dito popular, traição significa adultério.


Definição Psicologia

Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."


Dicionário

Segundo o Aurélio:

Traição. (do lat. traditione,entrega)1.Ato ou efeito de trair (se). 2. Crime de quem, perfidamente, entrega, denuncia ou vende alguém ou alguma coisa ao inimigo. 3. Perfidia, deslealdade, aleivosia. 4. Infidelidade no amor. 5...



Ao ler cada umas das definições vejo que a minha opinião a respeito do assunto não se encontra equivocada, pois acredito que em uma relação quando qualquer umas das partes se torna infiel,que seja em pensamentos,que seja em atitudes, é considerado traição.E vou mais além, a tese de que quem ama trai, essa tese é totalmente contraditória e equivocada,pois creio que a partir do momento que você assume um compromisso com alguém, se propõe então a ficar junto com aquela pessoa, qualquer desses deslizes assim também chamados, sao considerados traição, e o fato de pessoas que traem e dizem que amam, e depois se arrependem dos atos praticados ou ou arrumam aquela porção de desculpas esfarrapadas para traírem, não admito pois quem ama não trai, não trai em pensamento, não trai em carne, simplesmente ama.

E a respeito das idéias que coloquei em questão no inicio da postagem do meu amigo, pra mim são totalmente inquestionáveis, pois são esquizofrênicas, são totalmente loucas, e sem nexos, mas fazer o que, cada um tem suas ideias, agora cabe a nós aceita-las ou questioná-las, e isso e o que estou fazendo agora, pois a minhas ideias os meus principios, o que eu sempre fui ensinada, o meu bom senso, sempre falam mais alto, e me sinto mto bem escrevendo o que penso.

Um abraço a todos que visitam meu blog! bjus

Nenhum comentário: